Pages

23 de nov de 2009

Indiana Jones

No início dos anos 80, o diretor Steven Spielberg queria dirigir um filme da série 007. Mas seu amigo, também diretor e dono da LucasFilm, George Lucas, apresentou um outro personagem que seria tão famoso quanto James Bond: Henry Jones Júnior, mais conhecido como Indiana Jones. Lançado em 1982, Os Caçadores da Arca Perdida, primeiro filme da série, foi um sucesso de bilheteria e de público, conquistando inúmeros fãs ao redor do mundo, que hoje já são mais velhos. O sucesso foi tão grande que rendeu 3 continuações, a última lançada em 2008, e imortalizou o ator Harrison Ford e seu personagem, Indiana Jones. Uma curiosidade: o nome Indiana é o nome do cachorro de George Lucas, que decidiu dar o nome ao personagem, Indiana Jones. Os filmes da série Indiana Jones são excelentes filmes de aventura, que cativou o público por mostrar culturas novas, esquecidas, os altos perigos enfrentados pelos personagens, e o engraçadíssimo personagem de Harrison Ford, além das confusões familiares, que aparecem principalmente  no terceiro e no quarto filme da série. Saiba um pouco mais sobre esse grande personagem do cinema e suas incríveis aventuras, com todo o tipo de perigo que se pode imaginar, ou não.

Henry Jones Júnior, ou Indy, ou Indiana Jones, além de ser um caçador de artefatos antigos, ele é um professor de arqueologia de uma faculdade da Inglaterra. Os três primeiros filmes lançados, respectivamente,  em 1981, 1984, e 1989 se passam na década de 30; já o quarto filme, lançado em 2008, se passa na década de 50. No primeiro filme, Indiana Jones conhece Marion Ravenwood (Karen Allen), por quem se apaixona e tem um caso, que quase resulta em um casamento. No filme de 2008, Karen Allen retorna no seu personagem do primeiro filme, de 1981, Marion. Só que agora, ela tem um filho, Mutt, que ao longo do filme, se descobre que ele é também filho de Indy. No terceiro filme, lançado em 1989, aparece o pai de Indiana, Sir Henry Jones (Sean Connery), introduzindo um drama familiar na história. Indy tem medo de cobra em todos os filmes da série, sendo o ponto fraco dele (todo herói tem um ponto fraco). No segundo filme, tem uma cena que causou nojo em várias pessoas: na cena do jantar, no palácio, onde eles servem "cérebro de macaco", dentro a própria cabeça do macaco.  

Filmes de Indiana Jones:

- Os Caçadores da Arca Perdida
(Raiders of the lost ark) - EUA 12 de junho de 1981


Em sua pirmeira aventura, Indiana Jones é chamado pelo governo americano para encontrar a Arca da Aliança que, segundo as escrituras, conteria Os Dez Mandamentos que Moisés trouxe do Monte Sinai. A lenda diz que o exército que possuir essa tal Arca da Aliança, será invencivel. Indy terá na disputa pela arca, o exército nazista, comandado por Adolf Hitler. Indy conhece Marion Ravenwood, por quem se apaixona, e juntos tem que impedir que o exército de Hitler encontre a arca.














- Indiana Jones e o Templo da Perdição
(Indiana Jones and the Temple of Doom) EUA 23 de maio 1984


Indiana Jones estava numa missão, num cabaré, e se meteu em apuros.  Junto com um garoto, Short Round, e a cantora do local, Willie Scott, eles fugiram do lugar e foram parar na India. Lá, eles encontram uma tribo que pede ajuda a Indy: eles pedem para Indy resgatar as pedras de Shankara, roubada por um feiticeiro chamado Mola Ram, líder da Seita Tugie, no Palácio Pankot onde estão escondidas as pedras. Mas não é só isso: Mola Ram sequestrou todas as crianças dessa vila para força-los a trabalhar como escravos no templo, que também faz sacrifícios humanos. Indy, Short e Willie vão até esse templo tentar resgatar as crianças e trazer de volta as pedras mágicas.


















- Indiana Jones e a Última Cruzada
(Indiana Jones and the Last Cruzade) EUA 24 de maio de 1989

   

Indy recebe em sua casa, um envelope contendo todas as informações sobre o paradeiro do Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria usado na Última Ceia, escrito pelo seu pai, Henry Jones (Sean Connery). Indy descobre que seu pai foi sequestrado e está nas mãos de nazistas que querem encontrar o cálice, para ter "a vida eterna". Indy vai atrás de seu pai, e encontra ele, e após isso, pai e filhos juntos, e com ajuda de Marcos Brody, terão que impedir que os naziastas roubem o cálice sagrado de Jesus Cristo. A sequência mais engraçada da série, a última cruzada amenizou um pouco o tom sombrio que o filme anterior, o templo da perdição, havia deixado no público. As discussões engraçadas entre pai e filho estão presentes nessa sequência, resultando em mais diversão e cenas engraçadas. O melhor filme da série Indiana Jones é essa terceira parte: Indiana Jones e a Última Cruzada.





- Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
(Indiana Jones and the Kingdon of the Cristal Skull) EUA 22 de maio de 2008



Depois de quase 20 anos, a quarta parte de Indiana Jones chegou aos cinemas, em 2008, com um tom mais sobrenatural, lembrando muito os filmes de extraterrestres. Indy foi sequestrado pelo exército russo, comandado pela Doutora e Coronel  Irina Spalko (Cate Blanchette), especializada em paranornalidade, que queria roubar uma caixa da área 51, contendo restos de extraterrestres. Após fugir, Indiana volta para casa, e é demitido da faculdade, porque ele está sendo alvo de investigação do FBI. No caminho para NY, Indy conhece Mutt, que diz pra ele que OX, grande amigo de Indy, e sua mãe, foram sequestrados. Mutt entrega um papel com anotações de Ox sobre a lenda da existência de uma caveira de cristal. Indy ajuda o garoto à procurar Ox e sua mãe, e descobre que Irina Spalko quer encontar a caveira de cristal para conseguir ter poderes além dos seres humanos. Mias tarde, eles encontram a mãe de Mutt, que vem a ser Marion Ravenwood, a amante de Indy no primeiro filme, e portando, Mutt é filho de Indy. Começa aí então, novamente as discussões familiares de forma engraçada que também estavam presentes no terceiro filme.  A segunda parte do filme, se passa na floresta Amazônica, no Brasil, mas as filmagens foram numa ilha no Havai. A atriz Karen Allen volta no mesmo papel do primeiro filme, Marion Ravenwood.  







E ainda não acabou não. Steven Spielberg e George Lucas estão trabalhando num novo roteiro para um novo filme da série. Harrison Ford já aceitou fazer mais um filme do personagem que imortalizou sua carreira.  Agora é só esperar para ver como vai ser o quinto filme da série; e por enquanto, vamos ver e rever as outras aventuras de um dos maiores heróis do cinema: Indiana Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário