Pages

8 de mar de 2010

Vencedores do Oscar 2010

Ontem, dia 7 de março de 2010, aconteceu a maior festa do cinema, o 82° Oscar, em Los Angeles, no Kodak Theatre, na famosa rua Hollywood Boulevard. Os principais filmes da noite eram Avatar, de James Cameron, e Guerra Ao Terror, de Kathryn Bigelow, a ex-mulher de Cameron. Como o esperado, Guerra Ao Terror conseguiu o prêmio mais importante da academia, o  de melhor Filme. Guerra Ao Terror foi o filme com mais Oscar arrecadados, 6 Oscars de suas 9 indicações. Avatar, que também tinha sido indicado a 9 Oscars, levou apenas 3. Katryn Bigelow entrou para a história como a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor filme e direção. Alec Baldwin e Steve Martin foram os apresentadores do Oscar.

Alguns destaques da festa.
- Ben Stiller, que apresentou o vencedor na categoria melhor maquiagem, se vestiu de Na'vi, os personagens azuis, habitantes do planeta Pandora, do filme Avatar. Nessa categoria, Avatar não havia sido indicado, e como de costume, o ator fez várias piadinhas, falando até do avanço da tecnologia do cinema, quando uma "vara de pescar" ficava puxando e balançando o rabo.

- Um dos momentos mais lindos da festa, foi o discurso de Oprah Winfrey, produtora do filme Preciosa, para a atriz Gabourey Sidibe, que interpretou a personagem "Precious" no filme. Oprah comparou a vida da atriz, desde sua vida, passando pela escalação do elenco do filme, até ela ser indicada ao Oscar, como um Conto de Fadas.

- A academia homenageou os artistas que morreram em 2009: Michael Jackson, David Carradine (o Bill do filme de Tarantino "Kill Bill"), Patrick Swayze, entre outros. Mas a eterna pantera Farah Fawcet foi esquecida na homenagem. Mathew Broderick e Molly Ringwald relembraram os filmes do falecido diretor John Hughes, que fez vários filmes adolescentes nos anos 80. Broderick atuou no filme "Curtindo a Vida Adoidado, do diretor Hughes.

- Os atores de Lua Nova, Kristen Stewart e Taylor Lautner, apresentaram a homenagem aos filmes de terror do cinema, mostrando cenas de vários filmes de terror do cinema.

- E ainda não foi dessa vez que Merryl Streep ganhou o Oscar. A atriz já é a campeã de indicações com 16 ao longo de sua carreira. Quem se deu bem foi a "queridinha da américa" Sandra Bullock, pelo filme Um Sonho possível, na categoria melhor atriz. Ao subir no palco, todos aplaudiram de pé a atriz. Sandra Bullock também ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz pelo mesmo filme.  Um dia antes, no sábado, a atriz também ganhou um prêmio, mas o de pior atriz, pelo filme "Maluca Paixão", no Franboesa de Ouro, que dá o prêmio aos piores do cinema.

- Uma das grandes surpresas da noite foi na categoria Filme Estrangeiro. O favorito era o o filme da Alemanha "A Fita Branca", que ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro; mas o vencedor foi o filme argentino "O Segredo dos Seus Olhos".

-Um Oscar merecido foi o de atriz coadjuvante para Mon'nique, no papel da mãe cruel no filme Preciosa. Quando ela subiu ao palco todos se levantaram e bateram palmas para a vencedora. Assim também foi quando Jeff Bridges, que ganhou o Oscar de melhor ator, subiu ao palco.

- Alec Baldwin e Steve Martin, que anunciaram os vencedores, fizeram a platéia rir várias vezes. No inicio, quando eles falavam dos artistas presentes, ao falar de James Cameron, os atores colocaram óculos 3D de plástico para procurar o diretor na platéia. Também em um outro  momento engraçadísismo, a paródia do filme de 2009, Atividade Paranormal: eles encenaram uma cena do filme, no quarto, na cama.  Atividade Paranormal foi a grande surpresa do ano passado: o filme custou alguns "mil" dólares, e faturou mundialmente mais de 100 milhões de dólares.

- Katryn Bigelow foi a grande estrela da noite. Ela ganhou o Oscar na categoria melhor diretor e seu filme ganhou o de melhor filme, consagrando a diretora como a primeira mulher a ganhar o Oscar de direção da história do cinema. Logo após subir ao palco para receber o prêmio de melhor diretora, o anuncio seguinte foi o de melhor filme. Katryn que ja havia ido embora, teve que voltar para o palco para ganhar o premio de melhor filme. A diretora ficou confusana hora da premiação.

- Duas outras coisas novas aconteceram no Oscar desse ano: a primeira foi na indicação de melhor filme, com 10 filmes indicados, sendo que sempre foram apenas 5 filmes indicados; e também, a famosa frase "and the Oscar goes to..." (e o Oscar vai para) foi substituido pela frase "and the winner is..." (e o vencedor é).

Confira todos os vencedores do 82° Oscar


FILME:

GUERRA AO TERROR (THE HURT LOCKER) - KATRYN BIGELOW





DIRETOR:

KATRYN BIGELOW por GUERRA AO TERROR




ATOR

JEFF BRIDGES por CORAÇÃO LOUCO (CRAZY HEART)






ATRIZ

SANDRA BULLOCK por UM SONHO POSSÍVEL (THE BLIND SIDE)






ATOR COADJUVANTE

CHRISTOPH WALTZ por BASTARDOS INGLÓRIOS (BASTERDS INGLOURIUS)






ATRIZ COADJUVANTE

MO'NIQUE por PRECIOSA (PRECIOUS)






Melhor Filme Estrangeiro
O Segredo dos Seus Olhos - Juan José Campanella (Argentina)

Melhor Animação
Up: Altas Aventuras - Pete Docter

Melhor Direção de Arte
Avatar - Rick Carter e Robert Stromberg

Melhor Fotografia
Avatar - Mauro Fiore

Melhor Figurino
The Young Victoria - Sandy Powell

Melhor Montagem
Guerra ao Terror - Bob Murawski e Chris Innis

Melhor Maquiagem
Star Trek - Barney Burman, Mindy Hall e Joel Harlow

Melhor Trilha Sonora
Up: Altas Aventuras - Michael Giacchino

Melhor Canção Original
"The Weary Kind" de Ryan Bingham e T Bone Burnett - Coração Louco

Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror - Mark Boal

Melhor Roteiro Adaptado
Preciosa: Uma História de Esperança - Geoffrey Fletcher

Melhores Efeitos Visuais
Avatar - Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R. Jones

Melhor Edição de Som
Guerra ao Terror - Paul N.J. Ottosson

Melhor Mixagem de Som
Guerra ao Terror - Paul N.J. Ottosson e Ray Beckett

Melhor Documentário
The Cove - Louie Psihoyos e Fisher Stevens

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Music by Prudence - Roger Ross Williams e Elinor Burkett

Melhor Curta-Metragem
The New Tenants - Joachim Back e Tivi Magnusson

Melhor Curta-Metragem de Animação
Logorama - Nicolas Schmerkin


Nenhum comentário:

Postar um comentário