Pages

5 de set de 2010

Analisando os relacionamentos.


Ele Não Está Tão Afim de Você (He's Not Just That Into You, 2009) é uma comédia romântica que, digamos, analisa todas as comédias românticas, ou melhor, analisa algumas situações de comédias românticas. Eu tenho um problema com comédias românticas, porque todas são iguais, com o mesmo final que todos já estão mais que carecas de saber; diferente, claro, de 500 Dias Com Ela. Ele Não Está Tão Afim de Você não é TÃO diferente das outras comédias românticas, mas é bem melhor.

O enredo de Ele Não Está Tão Afim de Você gira em torno de várias pessoas; alguns são amigos e casados, e se conhecem; outros não se conhecem, e isso já torna o filme interessante. Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma mulher solteira, insegura e ansiosa; sempre esperando o telefonema dos caras que conheceu em seus encontros (e continua sempre esperando). Ela conhece o barmen Alex (Justin Long), que dá conselhos reais para ela, conselhos de como os homens reagem após o encontro. Ele nunca se apaixona e namora. As amigas de trabalho de Gigi são Beth (Jeniffer Aniston) e Janine (Jeniffer Connely). Beth namora Neil (Ben Affleck) há 7 anos, e até agora eles não se casaram; Beth tem o sonho de se casar, mas já Neil, não quer casar, se tornando um problema para o casal. Já Janine, é casada com Ben (Bradley Cooper): eles em um casamento estável e feliz, mas é aparentemente. Ben conhece Anna (Scarlett Johanson), uma aspirante a cantora e professora de ioga. Ben acaba se atraindo por Anna, e fica na tentação de ter um caso extraconjugal, ou não. Connor (Kevin Connely) é um corretor de imovéis apaixonado por Anna, mas ela vê ele na "zona de amigo". Mary (Drew Barrymore) ajuda Connor na parte de publicidade do seu negocio. Mary e Connor nunca se viram pessoalmente, só se falam por telefone sobre anúncio. Todos eles tentam resolver os seus problemas, e aprendem sempre uma nova lição sobre os relacionamentos.

O que diferencia das outras comédias românticas, é que o longa explica para nós, ou para Gigi especificamente, sobre como agir tanto num relacionamento, e logo após conhecer alguém. Outro fato que diferencia, é que não tem um problema central muito imaginativo, situações que dificilmente acontecem na vida real; e Ele Não Está Tão Afim de Você mostra problemas mais reais, sem perder tudo o que uma comédia romântica tem. E por isso é um longa mais sério; mas pelo menos não tem as besteiras e as mesmices comuns em filmes do gênero. E por fim, o longa é focado em em 9 pessoas, e não em uma, ou um casal; e a questão  do filme é se algum deles vão acabar juntos no final do filme.

Ele Não está Tão Afim de Você é baseado num livro; e os produtores analizaram alguns capítulos do livro, e transforaram em um filme. O pontapé inicial do filme é o encontro de Gigi e Connor. Gigi está no capítulo "Se ele não liga para você..."; ela é toda preocupada com isso, e sempre acha que vai ficar sozinha, porém, as vezes, ela se acha uma "excessão" à regra. Se Connor não dá atenção a Gigi, é porque ele está afim de Anna, e ele entra no capítulo "Se ela não dorme com você..."; ele e Anna não estão mais transando, e ele está todo apaixonado por ela. Mas Anna está interessada no cara que ela conheceu no mercado, Ben, que por sua vez, é casado com Janine. E é ai que Janine entra no capítulo "Se ele está dormindo com outra..."; Janine é toda desconfiada, e logo, surge uma atração entre Ben e Anna, mas Ben fica na tentação de transar com ela, e isso tem um motivo que será revelado no filme. Janine trabalha com Gigi e Beth, que entra no capítulo "Se ele não quer casar com você..."; Beth namora Neil há sete anos. Beth sonha em se casar, mas Neil não, e isso se torna um problema. Então, se ele não dorme com você, se ele não te liga, se ele está dormindo com outra e se ele não quer se casar, é porque "Ele não está tão afim de você"; e é nessa parte que Alex entra: ele explica como os homens agem durante e depois de um encontro. Alex é um solteirão típico que conhece várias mulheres e nunca se apaixona; mas isso pode mudar ao longo do filme. A única que não se encaixa muito é a personagem de Drew Barrymore, porque ela procura namorado no MySpace e Facebook, e está sempre limitada ali, mas o destino pode mudar para ela. Mas ela é uma ótima personagem no filme, e merecia mais destaque.

Cada ator ficou perfeito para cada papel, e o diálogo do filme é interessante e bem trabalhado, o que compensa as mais de 2h de filme. O título do filme não se encaixa em algumas situações do filme, mas isso não atrapalha.














Nenhum comentário:

Postar um comentário