Pages

11 de set de 2010

Presos no teleférico


Pânico na Neve (Frozen, 2010) participou do festival Sundance de cinema (um evento que premia filmes independentes, e que ajuda diretores a terem um empurrão na carreira); e causou alvoroço durante sua mostra: várias pessoas passaram mal, e algumas saíram no meio da sessão. O filme ganhou uma certa fama com tudo isso, foi lançado em circuito nos cinemas. O filme apresenta uma história bem simples, mas que deixa o espectador tenso, nervoso, e até triste.

Três amigos estão esquiando na Inglaterra, e eles querem subir até o alto da montanha de teleférico, e descer de lá. Mas eles não tem dinheiro suficiente, e a personagem de Emma Bell, Parker, é a escolhida para tentar convencer o guarda do teleférico para deixar subirem com o dinheiro que eles têm. O cara aceita e deixa eles entrarem, mas eles não compraram bilhete (ingresso) nenhum. A primeira subida acontece normal, eles descem e tudo está ocorrendo bem. Já é de noite, e os dois amigos de infância Joe (Shawn Ashmore) e Dan (Kevin Zeggers) querem fazer o mesmo trajeto de novo. O mesmo cara avisa que é perigoso e que já estão fechando; mas os garotos insistem e os três sobem de novo. Acontece uma confusão entre os guardas, e um outro, que não viu os garotos subirem, mas foi avisado disso, desliga o aparelho, deixando os três amigos presos no teleférico. Para o desespero deles, o parque só vai abrir daqui a uma semana, e presos lá no alto, eles tem que enfrentar o frio, a neve e lobos famintos.


Uma história muito parecida já foi lançada nos cinemas alguns anos atrás: Mar Aberto. Para quem não se lembra, o filme mostra o desespero de um casal que vai mergulhar no mar, bem longe da costa, e são esquecidos lá. E para piorar, existem tubarões rodeando eles. Pânico na Neve é bem mais tenso que Mar Aberto, e impressiona mais. No início do filme, conhecemos os personagens: Dan e Joe são amigos de infância, e Parker é namorada de Dan. Durante o filme, depois que eles ficam presos no teleférico, mais detalhes sobre a vida deles são revelados, para fazer  a gente ter mais pena deles, e com tudo que acontece. E a gente até fica com pena deles, mas não com todos. Particularmente, fiquei mais com pena de Dan (Zeggers) e tudo o que acontece com ele. Aliás, a cena mais chocante e horrível do filme acontece com ele. Pânico na Neve promete o que cumpre, e deixa o espectador tenso com tudo o que acontece com os personagens: se não bastasse o frio, a neve e o vento, lobos da região estão cercando eles, esperando eles cairem ou descerem do teleférico. O filme tem uma excelente idéia, porém, não muito explorada, mas isso não estraga o filme. Se você entrar no clima e sentir realmente pena deles, dá para ficar triste no final, lembrando dos personagens e tudo o que aconteceu. Apesar de algumas brigas entre os personagens, nas cenas de desespero, eles estão juntos e ajudam um ao outro nesses momentos; fato bem interessante, já que em situações assim, as pessoas ficam egoístas e só pensam em si mesmos. Se bem que isso acontece um pouco, mas é apenas o desespero, e apesar de tudo, eles continuam sempre juntos.

Pânico na Neve é tenso, triste, tem algumas cenas violentas e com sangue. Mas não é bem o sangue que deixa o espectador nervoso: imagina pular de uma altura de 20 metros, com o corpo todo congelado, e cair "de pé" na neve, que mais parece chão duro; ou então, imagina ficar com a mão congelada grudada no ferro? São esses mínimos detalhes que são explorados no filme, e que te deixam super aflitos. Detalhe: o filme foi mesmo rodado na neve, num teleférico de verdade, numa estação de esqui de verdade, e não em um estúdio. É bem tenso o negócio.















2 comentários:

  1. Ive seen this movie for me the most disgusting part was that the dan jumps from cable car to try to save everyone!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, peguei este filme pela metade. Eles já estavam no teleférico e logo em seguida o carinha pulou... vixe, até mudei de canal porque não aguentei ver! até entendo pq teve gente que passou mal vendo isto no cinema!

    ResponderExcluir