Pages

3 de set de 2010

Um nevoeiro impressionante.



O Nevoeiro (The Mist, 2007) não é recente, mas vale a pena escrever sobre o filme, porque realmente é ótimo. Só para você ter uma idéia, o filme é CHOCANTE E IMPRESSIONANTE, e tem um dos finais, se não for, o FINAL MAIS CHOCANTE DE TODOS. Eu não estou exagerando e tudo mais; tem que assistir para acreditar no que estou falando. O Nevoeiro é muito mais do que um simples filme de monstro, porque os monstros são quase que coadjuvantes na história.

Na cidade de Maine, nordeste dos EUA, uma forte tempestade atingiu a cidade, causando destruição por todo o lugar. David e seu filho, junto com o vizinho, vão até o centro da cidade fazer compras para não precisarem sair no fim de semana. Já no mercado, um denso e misterioso nevoeiro toma conta da cidade, obrigando eles  a ficarem dentro do supermercado, com outras pessoas da cidade. Um cara coberto de sangue aparece, e avisa que tem algo no nevoeiro, deixando todos ainda mais assustados. Sem saber o que fazer, eles decidem esperar, mas a medida que as criaturas tentam invadir o local, o medo e o desespero tomam conta das pessoas, fazendo elas que elas sejam mais perigosas do que as criaturas dentro do nevoeiro.

Quando fui ver o filme, não esperava muita coisa, apenas queria ver um filme com monstros, o que são pouquíssimos hoje em dia. O Nevoeiro é desses filmes que você não espera nada, mas que te surpreende e se torna um de seus favoritos, para quem gosta do gênero, claro. A reação da platéia no cinema foi incrível: no final, as pessoas ficavam chocadas, paralizadas sentadas na poltrona, sem nenhuma reação; e isso foi geral. O motivo é da cena final extremamente chocante. Mas não é só isso; o filme todo choca e impressiona, e já vou adiantando: não é com os monstros que isso acontece, e sim com as pessoas e as situações. Como disse no inicio do post, os monstros são coadjuvantes na história, mas são eles que causam o medo e o desespero nas pessoas. E com isso, as pessoas dentro do mercado ficam perdidas, confusas e sem rumo, e elas precisam de alguém para se sentirem bem, um líder, e a sra. Carmody (Marcia Gay Harden) se torna a escolhida, porque ela é da igreja e dá esperanças e explicações plausíveis de tudo que está acontecendo. Aliás, a atriz dá um show de atuação na pele da chata e irritante sra. Carmody. O medo da situação que os personagens estão enfrentando, pode mudar uma pessoa, e ainda mais quando a "líder" é uma fanática religiosa que vê maldade em tudo e todos, fazendo a cabeça de todos as pessoas do mercado, se tornando eles, mais perigosos do que os monstros do lado de fora. Acontecem cenas chocantes durante o longa, devido ao enredo que o filme nos leva, deixando a gente com raiva de personagens do filme; isso mesmo, raiva, principalmente da sra. Carmody. E sem mentira: em uma cena do filme, muitas pessoas bateram palmas quando aconteceu a cena.



Mas quem disse que as cenas impressionantes e chocantes terminam aì. Nínguem, repito, ninguém esperava a cena final, e muito menos o impacto que a cena faria nas pessoas. Logo no inicio da cena, quando o personagem de Thomas Jane (o pai menino), escolhe a única opção que eles têm no momento, já é impressionante; e todos sabiam o que ia acontecer, pois esse era o plano. Porém, o filme nos surpreende com o inesperado, e a tão falada cena chocante acontece. Mesmo não chocando muito algumas pessoas, todos se impressionam com o impactante final; já que as pessoas estão mais sensíveis devido ao que acontece durante o filme.

O Nevoeiro é um filme de terror diferente dos outros, já que o filme não é centrado totalmente nos monstros e nas cenas de morte, e sim focado nas pessoas e suas reações, se tornando um filme de terror de alto nível, não qualquer filmezinho besta; ainda mais que o filme é baseado num livro do mestre do terror Stephen King, e em todos os filmes e livros dele, passam uma mensagem. O Nevoeiro é daqueles filmes que devem ser comentados e discutidos após assistir, tanto pelo que acontece no filme, na cena final, e também sobre a mensagem que o filme passa: como o medo e o desespero podem mudar as atitudes de uma pessoa, tornando-se perigosas. Além disso, o filme nos dá a possibilidade de ter raiva e desejar tudo de ruim para alguns personagens do filme, pelo menos eu pensei assim.  Realmente um filme CHOCANTE e IMPACTANTE. Não acredita? Veja e comprove você mesmo.
















ATENÇÃO - SUPER  SPOILER !!!!

A cena final chocante do filme está no Youtube. SE VOCÊ NÃO VIU O FILME, NÃO ASSISTA; a não ser que esteja curioso, mas NÃO VAI TER A MESMA GRAÇA SE VOCÊ ASSISTIR O FINAL SEM ANTES VER O FILME TODO. Para quem já viu, vale a pena relembrar esse impactante final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário