Pages

28 de jan de 2011

Os dois lados do cisne


VENCEDOR DO GLOBO DE OURO - MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN

5 INDICAÇÕES AO OSCAR: MELHOR FILME, ATRIZ, ROTEIRO ORIGINAL, DIRETOR E FOTOGRAFIA

Desde sua primeira apresentação no cinema, no 67º Festival de cinema de Veneza, Cisne Negro (Black Swan) vem ganhando fama. Já conquistou um Globo de Ouro de melhor Atriz, e está indicado à 5 Oscar; e é um grande favorito do prêmio de melhor filme. Estrelado pela atriz Natalie Portman, o longa de Darrem Aronosfki é um suspense/drama psicológico ambientado no mundo do balé. 

Nina (Natalie Portman) é uma bailarina frágil, sensível, com problemas na vida pessoal, e que quer se tornar uma bailarina perfeita. A chance aparece quando o diretor artístico Thomaz Leroy (Vincent Cassel) aparece onde Nina trabalha: ele está a procura de uma bailarina para interpretar a peça O Lago dos Cisnes. Nina é a escolhida e terá que interpretar o Cisne Branco, que representa a inocência e a sensibilidade, e o Cisne Negro, que representa a malícia e sensualidade. Mas uma nova bailarina aparece, Lily (Mila Kunis), chamando a atenção de Thomaz, e apesar das duas se tornarem "amigas", ela pode ser um empecilho no caminho do sonho de Nina. 


Cisne Negro é um ótimo filme que mostra sonhos, desejo, obsessão, inveja, sensualidade e loucura no mundo do balé, com uma ótima interpretação de Natalie Portman. Sua personagem é pura, tímida e inocente, que tem uma mãe rígida, tem problemas, não se diverte e só pensa no seu trabalho. Ela é a representação perfeita do Cisne Branco. Se a personagem de Portman começou assim, a partir da metade ela muda completamente de personagem, se tornando agressiva, sensual e mais livre de tudo o que ela passava. Ela consegue ser doce, sensível, para depois se tornar agressiva, psicótica e sensual; tudo isso durante o filme de uma forma extremamente convincente, nos prendendo a atenção desde o início. 


Toda essa mudança se deve ao início de uma amizade com Lily, interpretada por Mila Kunis, que recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Atriz Coadjuvante. Ela é sensual e desinibida, sendo ela a representação do Cisne Negro no filme. Nina é exatamente o oposto Lily, e isso chama a atenção dela, iniciando uma amizade que pode atrapalhar o sonho de Nina.  O filme nos apresenta uma tórrida de cena de sexo  entre as duas personagens, e esse é o momento exato da libertação de Nina, que era inibida e não conhecia os prazeres da vida. Não demora muito para Nina começar a ter visões e alucinações, devido toda a pressão que ela passa no filme, e ela pode se tornar perigosa para ela mesmo, podendo arruinar sua chance de ser a Rainha dos Cisnes. 

Cisne Negro é perturbador, intrigante, brilhante, com um belo figurino, ótima direção de arte e apresentações de balé excelentes, com incríveis atuações, não só a de Portman, mas também de todo o elenco. A atriz mereceu o Globo de Ouro de atriz e com certeza irá ganhar o Oscar; e talvez o de fotografia também. Agora, o prêmio de melhor filme acredito que não ganha, mas é um forte concorrente para a categoria.  Cisne Negro estréia dia 4 de fevereiro. 


NOTA: 9,0


TRAILER















3 comentários:

  1. Esperei conferir o filme primeiro para comentar aqui.

    Quem diria que um filme sobre balé, iria apresentar tal conteúdo como este, proposto pelo Darren Aronosfki. Fiquei totalmente rendido quando percebi que ela estava se tornando o 'Cisne Negro', por momentos, até achava que era real, de tão belo e perfeito!

    Como você citou o filme é: perturbador, intrigante, brilhante... é realmente perfeito, claro, juntamente com a força de Portman e o incrível desempenho do elenco.

    Natalie Portman merece ganhar tudo, mas tudo o que ela concorrer. Que venha o Oscar, não vejo a hora de vê-la recebendo gravidíssima a estatueta. :D

    Abraço. *--*

    ResponderExcluir
  2. Excelente crítica!!!!

    Natalie é mesmo uma atriz espetacular, eu tive certeza desde quando a vi no filme O Profissional.
    Cisne Negro é um trabalho em que Natalie teve um papel complexo e o fez com todo o talento que possui.

    ResponderExcluir