Pages

28 de mar de 2011

O destino de Rango


A empresa de George Lucas, Industrial Light and Magic, que produziu vários filmes extremamente conhecidos, decidiu se aventurar no mundo da animação com Rango (Rango, 2011).  A Paramount comprou os direitos da produção e chamou o diretor de Piratas do Caribe, Gore Verbinsk, que por sua vez, chamou o ator Johnny Depp para dar a voz ao personagem principal. Rango faz referências a vários filmes, principalmente aos filmes de faroeste dos anos 60. No elenco de vozes originais, ainda estão Isla Fisher, Ned Beathy, Abgail Breslin, Alfred Molina e Bill Neaghy.

O personagem principal da animação é um camaleão solitário que vive na imaginação de participar de uma grande aventura, com mocinhos e bandidos, onde vai descobrir o seu verdadeiro destino. Ele está viajando dentro de um aquário quando, acidentalmente, cai no meio de um deserto na Califórnia, onde fica alvo do calor e das aves. Ele acaba encontrando "Poeira", um pequeno vilarejo no meio do deserto, no estilo velho-oeste, onde vivem várias espécies de bichos. Lá, ele acaba se tornando famoso, se autonomeia de Rango (desde o início do filme não sabemos o seu nome), e se torna o xerife da cidade. Mas o vilarejo de "Poeira" está passando por problemas: a água está quase acabando e toda a pequena população está passando sede, e Rango, como xerife da cidade, tem que procurar o bem mais precioso da cidade antes que a população de Poeira chegue a o fim.


Rango é uma ótima animação, tão boa quanto os filmes da pixar, e consegue ser muito mais animada. Só que o filme é mais adulto do que os outros, mas não deixa de ter todos os elementos das animações que atraem crianças. A animação faz uma metáfora com o aquecimento global, problemas da escassez de água e a eterna busca pelo poder, e isso é um assunto mais para os adultos. Ainda, a história de Rango se passa no velho-oeste, lembrando os filmes de faroeste de antigamente, principalmente o filme de Clint Eastwood, O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter, 1973), além do recente Bravura Indômita (True Grit, 2010). A história e os acontecimentos são repletos de clichês, mas que caem super bem para o filme, divertindo todos durante o longa. Os efeitos em CGI são perfeitos, o que resulta numa linda fotografia, principalmente nos lindos cenários do deserto, além do excelente visual da cidade de Poeira. 


Apesar de parecer uma animação mais adulta, Rango tem todos os elementos para cativar o público infantil. Todos os personagens, apesar da maioria serem estranhos, são carismáticos, sensíveis e extremamente engraçados, inclusive os vilões; e claro que sempre tem um vilão que ninguém gosta. Aliás, não é somente um vilão na história, e sim vários vilões, com destaque para a lendária cobra cascavel Jake, e a tartaruga John, o prefeito da cidade. Outro personagem que merece destaque é a camaleoa Feijão, com um problema que, segundo ela é de nascença, em que ela fica paralisada de repente durante alguns segundos. Mas claro que o grande destaque da trama é o atrapalhado e sonhador camaleão Rango, que tem a voz interpretada por Johnny Depp. Ele sofre uma crise de identidade e quer muito encontrar o seu verdadeiro destino, que acredita que é de um herói que ajudas as pessoas. Ao encontrar a cidade de Poeira, ele finge ser um herói do velho oeste que enfrentou vários perigos, dando esperanças para a população do pequeno vilarejo, que passam por problemas com a falta de água. Se sentindo realizado por ser um herói, um salvador para as pessoas, ele decide ajudar a cidade em busca da água, além dos motivos para que eles estejam passando por essa necessidade. Com toda a população de Poeira contando e confiando no atrapalhado camaleão, Rango terá que mostrar quem ele realmente é, e descobrirá o seu verdadeiro destino. 


Rango não é só um filme feito para crianças, e sim para os adultos também, onde eles poderão relembrar os filmes de faroeste de uma forma muito divertida e cheia de aventuras. Mas as crianças também vão se divertir com os personagens carismáticos, atrapalhados  e engraçados. E no fim, a animação divertirá mais os adultos do que as crianças. Eu assisti o filme na versão dublada, e o pessoal recomenda assistir a versão legendada, que é muito mais divertida, já que Johnny Depp dubla o personagem principal. Rango já faturou mais de US$ 106 milhões só nos EUA. 




TRAILER LEGENDADO


TRAILER DUBLADO












Nenhum comentário:

Postar um comentário