Pages

28 de abr de 2011

Colegas de Quarto


Em 1992, Bridget Fonda dividiu apartamento com Jennifer Jason Leigh. As duas se tornaram super amigas, adotaram um cachorro e usavam roupas e jóias de cada uma. Mas aos poucos a personagem de Jason Leigh foi se demonstrando uma psicopata, e Bridget teve que dar um jeito nela. Quase 20 anos depois, a situação se repete para a personagem de Minka Kelly, em The Roomate, 2010. Sem título nacional ainda, mas acredito que vai ser algo como A Colega de Quarto, The Roomate se passa nos anos da faculdade, onde a personagem de Leighton Meester, da série Gossip Girls, se torna a colega de quarto de Minka. As semelhanças com o filme de Bridget Fonda e Jennifer Jason Leigh, Mulher Solteira Procura, são inevitáveis, seguindo a mesma linha e acontecimentos desse. No elenco ainda estão Cam Gigandet e Billy Zane.


Sara Mathews (Minka Kelly) recém entrou na faculdade, e decide ficar nos alojamentos de estudantes. Ela logo faz amizade com Tracy (Ali Michalka), uma garota que adora festas. No dia seguinte, Rebecca (Leighton Meester) se torna a colega de quarto de Sara. Rebecca é uma garota sozinha e muito protetora, e logo as duas fazem amizades e se tornam melhores amigas. Mas à medida que Sara sai com os seus outros amigos, e com o seu novo namorado, Stephen (Cam Gigandet), Rebecca fica com ciúmes e começa a atormentar quem entra no caminho de sua amiga. Quando Sara começa a descobrir mais sobre a vida de sua colega de quarto, ela percebe que Rebecca é muito possessiva, que tem sérios problemas psicóticos e pode se tornar uma ameaça muito maior do que ela pensa.


Eu classificaria The Roommate como uma versão atualizada e jovem de Mulher Solteira Procura. Claro que o filme da Bridget Fonda é muito melhor, mas a versão da Sara consegue ser bem atual e jovem, focando também no lado psicológico das personagens. Durante o longa tem festas de fraternidades, brigas, namoros, azaração, sem contar as loucuras psicóticas que Rebecca faz para proteger sua amiga. Leighton, que interpreta a garota psicótica, esteve muito bem no papel, e conseguiu demonstrar muito bem que a personagem era louca; deu até medo de dividir quarto com ela, mas adorei a atuação dela. O único problema é que não deu para perceber que as duas eram realmente muito amigas, levando em consideração como são as amizades dos jovens de hoje em dia. Temos ainda dois atores que ressurgiram do Titanic e vieram para ser atormentadas por Rebecca: Billy Zane, que interpreta o professor de design de Sara, Professor Roberts, e Frances Fisher, que interpreta a mãe de Rebecca, e que foi a mãe de Rose no navio inafundável. Quem viu Mulher Solteira Procura vai encontrar várias semelhanças com The Roommate, mas nada que deixe o filme ruim.


The Roommate promete agradar os jovens que adoram um filme de melhores amigas, ainda mais que é um suspense e uma delas é psicopata. O filme ainda consegue dar sustos, ter  bastante suspense no enredo e ter um confronto final bem tenso e cheio de loucuras. O longa tinha previsão de estrear nos cinemas brasileiros, mas não estreou por aqui ainda, e acredito que será lançado direto em DVD. Confira abaixo um pouco sobre o filme Mulher Solteira Porcura, e logo em baixo, as semelhanças com os dois filmes.














MULHER SOLTEIRA PROCURA (SINGLE WHITE FEMALE, 1992)
Direção: Barbet Schroeder
Elenco: Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh, Steven Weber, Peter Friedman

Alisson Jones (Brdiget Fonda) terminou o relacionamento com seu namorado, e coloca um anúncio no jornal que está à procura de uma companheira de apartamento. Após várias visitas, surge Hedra Carlson (Jeniffer Jason Leigh), que parece ser muito simpática e acaba chamando a atenção de Alisson. Ela se muda para o apartamento, e as duas se tornam super amigas, vestindo roupas e jóia suma das outras, jantando sozinhas, saindo juntas, tudo que duas melhores amigas fazem. Mas Alisson começa a reatar com o seu namorado, e Hedra começa a ficar com ciúmes, achando que ela vai abandoná-la, e acaba agindo de uma forma meio agressiva. Aos poucos, Alisson descobre que Hedra não é tão boa quanto parece, e ela começa a atormentar todos os seus amigos, namorados e aqueles que atrapalham a sua vida, se revelando uma psicopata.



Um clássico dos anos 90, Mulher Solteira Procura mantém o clima de suspense e terror durante as quase duas horas de filme, e ambas as atrizes interpretam super bem as personagens levando o espectador a um enredo psicológico muito interessante. Quem mais se destaca é a personagem de Jeniffer Jason Leigh, que acabou ganhando o MTV Movie Awards de melhor vilão. As características das duas personagens vão surgindo ao longo do filme, seguidas de cenas tensas e bastante suspense, misturadas com erotismo, levando para um excelente embate final entre as duas personagens. O cenário é a belíssima Nova York dos anos 90, dando um charme excelente para o filme. Para quem assistiu The Roommate, não deixe de assistir Mulher Solteira Procura, que é uma versão mais adulta.




SEMELHANÇAS (SPOILERS)
MULHER SOLTEIRA PROCURA: Hedra adota um filhote de cachorro, que logo depois, acaba morrendo: ela, “acidentalmente”, deixou a janela aberta e o cachorro pulou. Hedra corta e pinta o cabelo igualzinho como a de Alisson, deixando ela irritada. Hedra percebe que sua amiga está ficando cada vez mais distante, e começa a atacar seus amigos: ela mata o ex-atual namorado dela no hotel numa cama; e também, um cara que trabalha para Alisson tenta assediá-la, e Hedra destrói todas as vendas dele. Alisson é atacada, e na defensiva, acerta com um furador de gelo nas costas de Hedra, matando-a.
THE ROOMMATE: Sara encontra um gato perdido, e elas ficam com o gato; mas depois, Rebecca “acidentalmente” mata o coitadinho. Sara tem uma tatuagem com o nome da falecida irmã no peito, e Rebecca decide fazer uma no mesmo lugar com o nome de Sara, deixando-a irritada. Rebecca percebe que Sara está ficando mais distante, e atormenta seus amigos: o professor Roberts beija Sara, deixando ela transtornada. Rebecca tenta seduzir o professor, mas é uma armação para denunciá-lo e ele é expulso da faculdade; e também, o ex-namorado de Sara aparece na faculdade, deixou um bilhete dizendo que se hospedou em um hotel. Rebecca vai até lá, usando perfume e uma roupa de Sara, e o mata na cama. Rebecca ataca Sara, tentando enforcá-la, e ela acerta com um estilete nas costas de Rebecca, matando-a. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário