Pages

26 de jun de 2011

Mundo Surreal


Quando você for assistir Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch, 2011), tenha a mente aberta e saiba que você verá um filme extremamente diferente e cheio de cenas impossíveis, daquelas que você diz "isso só acontece em filmes". Sabendo isso, você poderá desfrutar um espetáculo visual de deixar o público de queixo caído. Dirigido por Zack Snyder (de Madrugada dos Mortos, 300 e Watchman), Mundo Surreal explora o poder da mente humana de conseguir imaginar umundo diferente do nosso, um refúgio onde você estará livre dos problemas que está passando.

BabyDoll (Emilly Browning) passou por um acidente que a deixou órfã, e o padrasto à coloca num hospício. Á pedido do padrasto, em cinco dias, umédico irá apagar toda a mente de BabyDoll, e é durante esses cinco dias que ela imaginará umundo surreal para se refugiar de tudo que ela passa, e junto com quatro amigas, Rocket (Jena Malone), Blondie (Vanessa Hudgens), Sweet Pea (Abbie Cornish) e Amber (Jamie Chung)elas terão que conseguir uma forma de fugir do lugar, usando a imaginação através do mundo novo que BabyDoll criou


Mundo Surreal é um espetáculo visual incrível, com uma fotografia espetacular, junto com excelentes efeitos especiais e cenas extremamente empolgantes, repletas de ação de deixar o espectador de boca aberta. Não estou exagerando, é pura verdade, e ainda, o diretor conseguiu combinar perfeitamente a trilha sonora com o bordel (uma das imaginações da garota) e as cenas de luta dos personagens; é visto também nas cenas de suspense que antecedem as batalhas. E as músicas não são instrumentais, e sim canções conhecidas como Sweet Dreams (Are Made of This), Where is My Mind, I Want it All, Search and Destroy e Tomorrow Never Knows. Esse detalhe musical é importante, pois é com a música que BabyDoll consegue entrar no mundo surreal. Zack ainda consegue prender a atenção do espectador desde o início, seja com o roteiro, o desenrolar da história, ou com as cenas, que além de impressionar, deixam o espectador tocados com a situação das garotas, além de ter partes chocantes e emocionantes; e ainda reforço que o detalhe musical entram em perfeita sintonia com cada situação. Nas cenas de luta, o diretor usa bastante as cenas em câmera lenta, usadas recentemente em Resident Evil 4 Recomeço.



O filme tem uma filosofia bastante interessante: usar a nossa imaginação para fugir, ou esquecer, dos nossos problemas da vida real. Várias vezes isso é mostrado em frases que o narrador dizO roteiro deixa o espectador um pouco confuso, e para aqueles que não entenderam bem, vou tentar explicar da forma que eu entendi: SPOILER BabyDoll está no hospício, e essa é a única parte que seria o mundo real; o bordel e as cenas do mundo surreal, são as imaginações dela. Exemplo disso é o personagem High Roller, que é o cara que passará a noite com BabyDoll, no bordel: ele é o mesmo médico que vai apagar a mente dela no hospício, no mundo real. FIM SPOILERS É um pouco confuso, tendo  que prestar bem atenção e ter a mente aberta para entender o filme e suas filosofias. A ideia do filme é criar umundo na sua imaginação, onde você poderá esquecer os problemas, e nesse mundo, é a saída para você se tornar livre e ser forte o bastante para poder enfrentar os desafios.

Não se assuste se você relacionar o filme com um jogo de videogame; esse detalhe está muito óbvio, tanto visualmente quanto na história e nas missões que as cinco garotas têm que passar. Na primeira imaginação, ela já pensou em fugir do lugar, e ela acaba recebendo cinco tarefas, as missões, para fugir. BabyDoll tem que procurar cinco itens para conseguir fugir, e para cada item, ela entra em umundo imaginário criado por ela, que fica cada vez mais incrível e em cada missão, ela e suas amigas recebem instruções de um "sábio mestre" antes de entrarem em ação. E por fim, as belas cenas de luta, que dão o tom de videogame final, coos mais diversos tipos de inimigos: dragões, samurais, robôs, homens-robô, de diversos tamanhos e forças.


Apesar de ser um pouco confuso, Sucker Punch - Mundo Surreal é um incrível espetáculo visual, repleto de cenas impressionantes. É o filme de ação perfeito onde o cenário, a trilha sonora, os efeitos especiais e o desenrolar da história, entram em perfeita sincroniaApesar de ter sentido falta de mais uma cena no mundo surreal, uma cena final, o filme é uma das grandes surpresas do ano, e foi uma pena que não tenha feito o sucesso de bilheteria merecido. E como diz o título do filme, tudo é surreal, desde a história e as simples coisas, até as cenas exageradas e impossíveis de acontecer, então, se quiser assistir Mundo Surreal, tenha isso emente e veja o filme sem compromisso nenhum, e aproveite os belos cenários e as incríveis sequências de ação que o filme tem.




















Um comentário:

  1. Ficou muito boa sua crítica, Paulo! Ainda não vi esse filme, só os primeiros 5 minutos, mas pretendo ver em breve... parece ser ótimo!
    Vou repostar no Thanny in Wonderland *-*

    Beijos

    ResponderExcluir