Pages

17 de jul de 2011

Invasão Alienígena


Hollywood adora um filme sobre invasão alienígena, e desde Independence Day (1994), vários filmes surgiram: Marte Ataca, Guerra dos Mundos, Skyline - A Invasão, entre outros. O recente é Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles, 2011) dirigido por Jonathan Liebesman. A história mostra o mundo sendo atacado por extraterrestres, focando em LANo elenco estão Aaron Eckhart, Michelle Rodriguez e o rapper Ney-Yo.

Meteoros estão chegando à Terra, alertando todas as autoridades mundiais. Logo descobrem que não são meteoros, e sim naves dos extraterrestres chegando para destruir a população. Todas as costas litorâneas do mundo começam a ser atacadas, e a história se foca em Los Angeles. O que sobrou da população ficam presos na cidade que está sendo atacada, e o exército local é mandado para o meio da batalha para resgatar os sobreviventes, antes que as forças armadas destruam toda a cidade.


Apesar de ser mais um filme sobre invasão alienígena, Invasão do Mundo tem um diferencial: não parece ser totalmente um. Isso deve ao fato de parecer um filme de guerra, no estilo Guerra ao Terror e Falcão Negro em Perigo. Só se percebe que são ET'S quando aparecem as naves e os próprios. O início tem todo umistério típico dos filmes de invasão, mostrando imagens de TV, se tornando bastante interessante e empolgante, para depois começar a guerra contra os aliens. Como havia dito, Invasão do Mundo acaba se tornando um filme de guerra sobre invasão alienígena. Nessa parte, o filme se destaca bastante: com uma ótima edição, Invasão do Mundo tem boas e tensas cenas de batalhas, além de ser bastante violentas, bem no estilo de filmes de guerra, com ótimos efeitos especiais e sequências de ação; tudo isso misturado num tom apocalíptico que o filme passa.


Mas o filme não consegue escapar dos inúmeros clichês presentes em todos filmes de ação: momentos heróicos, os personagens e seus famosos "problemas familiares", soldados fazendo loucuras para salvar todos, o patriotismo americano e seus diálogos motivantes,  e as mortes de alguns personagens para dar um tomais dramático ao longa. Pelo menos não tem os diálogos pobres e inúteis de Skyline, transmitindo mais emoção e motivação para Invasão do MundoMas o filme não se importa com uma narrativa mais profunda, e sim apenas com o espetáculo visual repleto de efeitos especiais. O roteiro é basicamente o mesmo dos outros filmes de invasão, mas nos leva a uma explicação bem coerente sobre o motivo de os extraterrestres estarem atacando a Terra, e apesar de ter sido mais específico, foi bem original. Os ET'S aparecem e são meio estranhos, parecendo robôs de Star Wars, sendo mais interessante as naves do que os próprios alienígenas.


No fim, Invasão do Mundo: Batalha de LA consegue não ser mais um simples filmes sobre invasão alienígena que lançam, se destacando pelo roteiro nos levar a um filme de guerra e algumas cenas que mostram a invasão, que sempre me deixam empolgados. É bemelhor do que muitos filmes do mesmo estilo que estrearam nesses últimos anos, e cumpre o papel de entreter o público que procura cenas de ação. Apesar de ter sido massacrado pela crítica, Invasão do Mundo conseguiu uma ótima bilheteria, faturando mais de U$ 83 milhões nos EUA e U$ 202 mundialmente. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário