Pages

10 de ago de 2011

O Código Fonte


De vez em quando aparecem filmes legais, interessantes, criativos, que te prendem a atenção, nos levando a finais surpreendentes; Contra o Tempo (The Source Code, 2011) é um desses. O diretor do filme Lunar (que ainda nao assisti, mas foi bastante elogiado), Duncan Jones, nos leva à uma trama de suspense e ficcao, com um toque de romance, empolgante e bastante inteligente. O filme é estrelado por Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga e Jeffrey Wright.

O capitao Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) acorda preso em uma sala, onde descobre que faz parte de um programa que o faz voltar no tempo e descobrir o que aconteceu. A missão é descobrir quem é o culpado de causar uma explosão em um trem, para impedir que o mesmo terrorista cometa outro ataque. O programa se chama Código Fonte, que é comandado pela tenente Goodwin (Vera Farmiga) e o Dr. Ruthledge (Jeffrey Wright). A cada vez que Stevens volta para os últimos oito minutos anteriores à explosão do trem, ele tem que descobrir o responsável pela futura explosão; além de tentar encontrar uma forma de salvar sua nova paixao, Christina (Michelle Monaghan), que havia morrido no trem. 


A trama parece ser um pouco confusa e complicada de se entender, e você ficará assim durante, pelo menos, os primeiros 20 minutos do filme, já que o filme começa direto na ação e não temos nada explicado ainda. Apesar de confuso, o filme te prende muito a atenção, e nos leva a uma trama super envolvente e repleta de mistérios. O filme se assemelha ao excelente e perfeito Efeito Borboleta, já que mistura viagem no  tempo e a tentativa de mudar o passado e essas coisas, mas que é levado para o lado do suspense. Contra o Tempo nao é um filme de grandes atuações, apesar de realmente ter, e uma historia digna de Oscar, mas sim um filme para fazer o espectador "viajar" no assunto e ter a sua própria conclusão sobre a história e a forma como termina, assim como o final de Efeito Borboleta. O mais interessante é que a trama se passa sempre no mesmo lugar, que sao dois, na verdade: o trem e a parte do laboratório onde o programa é realizado.

Só uma pequena explicação sobre o filme. Não tem spoiler; mas na duvida, não leia se não assistiu ainda. Colter esta ajudando a equipe à descobrir o culpado pela explosão, e para isso, ele volta no tempo, exatamente oito minutos antes da explosão da bomba no trem; no filme é explicado porque só oito minutos. O capitao volta várias vezes para a mesma situação, mas em cada uma, ele tenta desvendar o mistério da explosão, além de tentar descobrir do porque ele está nesse programa, o levando á revelações assustadoras e surpreendentes. 


Cada vez que o capitão volta para o trem, apesar da situação ser sempre a mesma, ele age de forma diferente, possibilitando chance de fazer várias coisas, e quem sabe até ficar para sempre nessa "realidade". Isso era o que eu imaginava durante o filme, tornado o roteiro super interessante. Ao mesmo tempo que Colter tenta resolver o problema, o lado humano dele aparece, e ele começa a se apegar nos passageiros do trem, principalmente na bela Christina, onde ele acredita se salvar ela, e as pessoas do acidente, elas podem retornar a vida. Apesar de ser meio "fora da casinha", é super criativo e diferente. Surge um romance entre o capitão e Christina, e ele fará de tudo para conseguir salva-la, indo ate mesmo contra o programa criado. Esse romance entre os dois não precisava ter, seria mais original se fosse uma amizade, mas esse sentimento é fundamental para dar o toque emocional no final do longa. Sobre o final, quando você acha que vai acabar, nao vai, e mais revelacoes aparecem, e mesmo não tendo uma conclusão super emocionante, tipo Efeito Borboleta, o final é bonito, sensível e bastante interessante, daqueles de ficar pensando e questionando sobre. . 



Contra o Tempo é um filme super interessante e repleto de ação, suspense e mistérios, que te prendem a atenção desde o confuso início, até o seu excelente final. Duncan Jones e o seu  roteirista acertaram em sua primeira grande produção, nos dando um filme inteligente, daqueles de ficar comentando e viajando sobre o tema. Uma excelente dica para assistir. Contra o Tempo foi adiado várias vezes no Brasil: a data de estreia seria em Agosto,mas foi adiada para o final de Setembro. O filme conseguiu uma bilheteria mundial de mais de U$ 123 milhões. 


















Um comentário:

  1. O filme é uma grata surpresa nos tempos de hoje. Diversão com qualidade! Um abraço

    ResponderExcluir